Você vai talvez achar essa uma discussão sem sentido, mas sente-se na sua cadeira, pegue um toddynho e deixe-me explicar porque o digital briga sim com o físico. E só pra esclarecer, eu tenho opiniões diferentes para livros e quadrinhos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj851K03aPYGZFblt2U1isS0IfhmbfDi9tFMDABKEi5b3oPOdcsLzxHKuk5mcLVv0WruDV3UjYfr6495zFLUnTMMnQ1XVlrE2kwG4iypEYt3jrVBTc1aCc9y_QoMaMx9HvkMf6fmlH2rMo/s1600/livro-v-digital-01.png)
Eu acho que livros físicos estão às margens de se tornar um artigo de colecionados apenas. Um fetiche, saca? Eu entendo que como colecionador, você talvez deva negar isso veementemente, porém não tente me hackear para escrever no meu facebook frases como "eu faço filmes pornô gay" ainda. Acontece que livros físicos têm muito pouco apelo para pessoas comuns. Gente que vai vagar por aí pra ler um ou outro romance não quer andar um peso e volume enorme. E claro que a capa chama atenção, mas pra romances isso é o máximo de luxe que existe, pois as páginas internas são somente palavras praticamente sem diagramação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFuZsdPUu6IYAnLeOCacLkxK2FWP8D90c6jirunsS-2xtt2PfDxbOUNFFaygX3OQXJ6CK8ClOOvhE_JoMK2BdkYQflBHSMYDBQSJdnXQVP9wq0wyeAmInjkh5zCxJg8_E4tQFH8ieCB0s/s1600/livro-v-digital-02.png)
Creio com toda certeza que o dispositivo definitivo para ler livros já foi criado. No momento em que comprei meu ereader eu abandonei TODOS os meus livros físicos. Ler naquilo é melhor que em papel. Eu posso aumentar as fontes, pesquisar palavras no dicionário diretamente nele, procurar trechos, mudar tipografia... Sem contar que é levíssimo, relativamente barato e a bateria dura absurdamente muito. Isso parece blasfêmia pra quem ama livros, mas eu não sou um amante de livros. Eu sou apenas um cara comum que lê uns poucos por ano e que não quer andar com um tijolo na mochila toda vez que quer ler umas 10 páginas de As Crônicas de Gelo e Fogo.
Mas se eu acho que livros físicos estão à beira da extinção, por que eles ainda existem?
Bem, na verdade essa resposta reside nas livrarias. As editoras e livrarias têm uma relação simbiótica em que uma necessita da outra. Se o formato digital prevalecer, ele deve matar muitas livrarias, sem contar as lojas físicas. Se hoje nós temos trocentas livrarias espalhadas por aí, é porque o pessoal tem incentivo de comprar livros físicos ainda. Tanto que ebooks não costumam ter um preço muito competidor e nem são muitos livros que são feitos para o formato digital. Ninguém quer incentivar muito o mercado digital com medo do que ele pode provocar com as lojas que hoje existem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4Qe-0uiq6IqqAObGlBFqbLXD1WsrRuYqHuc4kdZa763zxi4Wn1uNCEMPLTO3WJiaYL16t7pbI3oZ1cO8-XOicBSYRNqxYW0RH9e8A9zgMK3IB1-91zStQhGgX4M9A4qA_WPKc9RPcf40/s1600/livro-v-digital-03.png)
Vou te falar, no momento em que um livro físico que custa R$ 50, tiver sendo vendido por 10 pratas digitalmente... Nesse momento o jogo todo pode mudar.
Comentários
Postar um comentário