Talvez eu seja suspeito pra escrever esse texto, pois eu claramente acho que a Warner acertou o tom do nosso ex-usador de cueca por cima da calça em Homem de Aço e Batman v Superman, no entanto eu vou comentar aqui porque a DC vai ter MUITAS dificuldades em acertar a vibe dos próximos filmes do Escoteirão.
Fazem algumas décadas que a editora tenta acertar o tom do Superman nos quadrinhos. Quase sempre, sem sucesso. Revista após revista, você vê o Super sendo reformulado, mudando de poderes, comportamento, sendo alvo de jogadas publicitárias pra vender alguma coisa (eu tô falando de você, Morte do Superman), então acertar as histórias do Azulão não é algo fácil. Imagina-se que acertar isso no cinema também seja complicado (quase tão complicado quanto comprar a quantidade de quadrinhos que saem em bancas todo mês), mas condenar os filmes anteriores como "isso não é o Superman de verdade" é bem idiota, não acha?
Fazer filmes do último filho de Kripton* é dificílimo porquê fazer quadrinhos dele também é. Pense nas grandes histórias do homem que usa um pega rapaz e perceba que a maioria delas são situadas em universos paralelos, sem ligação com a cronologia habitual. Agora pense mais um pouco para entender porque isso acontece. Não tenha pressa, eu ficarei aqui fazendo os gestos que as garotas do Programa Fantasia faziam enquanto esperavam a resposta dos ouvintes... Isso mesmo, bróder. O Superman é um herói muito grandioso e definitivo, então as histórias mais memoráveis são exatamente essas. (*desconsiderando que você tem Supergirl, Zod, Supercão, Supercavalo, Supergato...)
Grandes Astros - Superman; Reino do Amanhã; Entre a Foice e o Martelo; O Que Aconteceu Com o Homem de Aço; Injustiça. Grandes histórias do Super que simplesmente não dá pra gente adaptar pras telas, pelo menos não com o universo cinematográfico como está. O melhor que você poderia adaptar seriam histórias do Geoff Johns como Superman: Brainiac, Superman: Legião dos Super heróis ou então Superman: Ultimo Filho, mas até essas são complicadas, pois elas necessitam de uma recorrência. Em Superman: Brainiac, a trama gira em torno de o Sups nunca ter enfrentado o verdadeiro Brainiac, só que a gente nunca teve um Brainiac nas telonas. Legião dos Super Heróis tu precisas ainda apresentar todo conceito do futuro, sem ficar muito galhofa. Ultimo Filho é uma puta história emotiva... Que novamente usa Zod.
Acertar esse tom é uma tarefa complexa, principalmente porque você não tem uma referência boa e moderna do nosso querido herói. Algo que você pode adaptar com certeza de que a geração atual vai aprovar no imax, em 3D com suas pipocas de 47 reais. Já recorrer ao saudosismo das histórias antigas é uma atitude arriscada. Talvez dê certo, mas é um campo incerto... Assim como arriscar qualquer outra ideia.
Boa sorte com essa tarefa, DC Comics.
Comentários
Postar um comentário