A essa altura você já deve ter percebido que os principais canais que falam sobre quadrinhos estão rasgando mais seda pra Amazon do que a galera de esquema de pirâmide fala bem da Hinode. A Amazon parece ter finalmente entrado com o pé na porta do mercado brasileiro de livros e quadrinhos e com a motivação de um homem-bomba quando ouve sobre as 72 virgens. Ela chegou dando um tapa na cara da concorrência, colocando preços tão baixos que apenas a FNAC tá conseguindo rivalizar (e a Saraiva quando coloca os descontos progressivos, que dão um gás nas compras e ainda deixam os cabelos lindos). As livrarias físicas estão perdendo muito nessa guerra online, principalmente porque além do preço esmagador que daria inveja ao Hulk, livros e quadrinhos são coisas que você pode comprar online sem medo de ser feliz.
Domingo passado fui na Livraria Leitura do meu bairro e vi a edição encadernada de A Morte do Superman Volume 1. Por curiosidade resolvi ver o preço que a loja estava cobrando (já que eu já tenho a minha edição que comprei por R$ 50,00 na Amazon). Qual não foi minha surpresa quando vi que a livraria estava cobrando o preço de capa? Era 100 pau pelo gibi que eu comprei literalmente pela metade do preço! E eu nem tive despesa de frete, pois se você comprar mais de 100 pratas, a entrega é grátis. Pra ser sincero, acho que gastaria mais com frete indo na Leitura pra comprar o quadrinho (pois teria que pegar ônibus) do que comprando pela Amazon e recebendo no conforto da minha casa, como um lorde inglês enquanto tomo meu delicioso chá de hortelã quentinho, sentado na poltrona reclinável da minha sala sob o calor nada inglês de 38 graus.
Eu ainda tento entender esse lance do frete grátis. Eu compro um monte de gibis com desconto de PELO MENOS 40% e os caras ainda acham uma maneira de o frete sair na faixa. E a empresa que te envia o produto é a Direct Log, uma empresa que terceiriza a entrega final, fazendo com que surja na frente da sua residência o senhor Antônio em seu chevetizinho comprado pelo preço de três feijões mágicos. Quanto a Amazon realmente fatura após pagar a transportadora e ainda ter te dado um desconto maior que as lojas alegam dar numa Black Friday? Quanto o senhor Antônio recebe por entrega? Qual o segredo pra entrega chegar tão rápido? Eu tenho tantas dúvidas sobre essa logística que às vezes penso se não estou alimentando o trabalho escravo aqui no meu país.
Mas vou te dizer uma coisa: A Amazon vai dominar o Brasil... E eu só espero que isso faça com o que o preço das edições definitivas de Sandman fiquem mais baratas que 50 pratas cada.
Comentários
Postar um comentário