O que você achou do Capitão América - Guerra Civil
Parece que você realmente precisa escolher um lado nos cinemas. Quem amou Guerra Civil, odiou Batman v Superman e vise-versa. Raramente parece surgir um meio termo aqui (talvez o meio termo seja os filmes da Fox com X-Men, Deadpool e Quarteto Fantástico). Esse texto vai conter spoilers, mas pra um filme que já saiu faz tempo e você já pode comprar online, spoilers nem são grande coisa, então não vamos chilicar por nada.
Eu faço parte da galera que ficou decepcionada com o filme e já vou dizer que não quero me apoiar naquelas brincadeiras internéticas sobre a comparação de quantos heróis existem nos quadrinhos e a meia dúzia de gato pingado que tem no filme. Minha decepção ficou novamente pela falta de gravidade do longa, principalmente por se prestar ao trabalho de colocar em cheque a necessidade dos heróis e as consequências dos seus atos, no entanto isso se tornou apenas um grande pretexto pra botar a galerinha colorida pra sair no tapa e trocar gozações.
Difícil manter-se imparcial na escolha de um lado quando logo de cara o filme te lembra que o Soldado Invernal sofreu uma lavagem cerebral, fazendo-o se ausentar de qualquer culpa do que virá a seguir. Isso ainda poderia ser um dilema moral interessante, pois pense com o titio aqui: deveria o Soldado ser punido pelo comportamento e pelo que fez? Se ele estava sob "controle mental", quanto de responsabilidade é realmente dele? No entanto você simplesmente deveria deixar ele impune com isso? E se acontecer novamente?
Esse dilema é simplesmente jogado de lado. No lugar nós temos Stark perseguindo Rogers por causa do registro e Pantera Negra perseguindo o Barnes por busca de vingança e... Ah! E que droga foi essa busca de vingança?! A cena mais importante pro drama do T'Challa em que ele está perseguindo Bucky e Steve pelo aeroporto até o hangar e quando está prestes a alcançar os dois a Viuva Negra chega pra impedir dando choquinhos como quando você tá fazendo uma reportagem sobre uva e vai encostar num cacho e toma uma baita porrada elétrica. Um momento em que o personagem está ali, diante do homem que matou seu pai, vendo-o fugir enquanto uma mulher o impede. Um momento dramático demais que literalmente não existiu. Não dava pra ver o sofrimento do T'Challa ao ver sua vingança escapar pelas suas garras. Eu fiquei muito decepcionado com isso.
Por fim, a gravidade que o filme fingiu ter pelos trailers não existiu de forma alguma. A melhor batalha (que é a do aeroporto) é repleta de piadas e brincadeiras te lembrando sempre que embora a porradaria tá tudo "sussa" e nada importante ou relevante vai surgir daquilo. Odeio comparar com quadrinhos, mas olhando a versão original impressa você sabe que TODA batalha travada nas páginas da minissérie são importantes. Elas são cruciais e extremamente perigosas. Personagens mudam de lado, coisas gravíssimas acontecem, erros irreparáveis são cometidos. Esse é o tipo de coisa que eu quero quando vejo heróis se enfrentando, no entanto tudo que eu recebi assistindo Guerra Civil foi uma historinha fraca de alguns personagens brigando.
Comentários
Postar um comentário