Pular para o conteúdo principal

Capitão América - Guerra Civil | Cinema


O que você achou do Capitão América - Guerra Civil

Parece que você realmente precisa escolher um lado nos cinemas. Quem amou Guerra Civil, odiou Batman v Superman e vise-versa. Raramente parece surgir um meio termo aqui (talvez o meio termo seja os filmes da Fox com X-Men, Deadpool e Quarteto Fantástico). Esse texto vai conter spoilers, mas pra um filme que já saiu faz tempo e você já pode comprar online, spoilers nem são grande coisa, então não vamos chilicar por nada.

Eu faço parte da galera que ficou decepcionada com o filme e já vou dizer que não quero me apoiar naquelas brincadeiras internéticas sobre a comparação de quantos heróis existem nos quadrinhos e a meia dúzia de gato pingado que tem no filme. Minha decepção ficou novamente pela falta de gravidade do longa, principalmente por se prestar ao trabalho de colocar em cheque a necessidade dos heróis e as consequências dos seus atos, no entanto isso se tornou apenas um grande pretexto pra botar a galerinha colorida pra sair no tapa e trocar gozações.


Difícil manter-se imparcial na escolha de um lado quando logo de cara o filme te lembra que o Soldado Invernal sofreu uma lavagem cerebral, fazendo-o se ausentar de qualquer culpa do que virá a seguir. Isso ainda poderia ser um dilema moral interessante, pois pense com o titio aqui: deveria o Soldado ser punido pelo comportamento e pelo que fez? Se ele estava sob "controle mental", quanto de responsabilidade é realmente dele? No entanto você simplesmente deveria deixar ele impune com isso? E se acontecer novamente?


Esse dilema é simplesmente jogado de lado. No lugar nós temos Stark perseguindo Rogers por causa do registro e Pantera Negra perseguindo o Barnes por busca de vingança e... Ah! E que droga foi essa busca de vingança?! A cena mais importante pro drama do T'Challa em que ele está perseguindo Bucky e Steve pelo aeroporto até o hangar e quando está prestes a alcançar os dois a Viuva Negra chega pra impedir dando choquinhos como quando você tá fazendo uma reportagem sobre uva e vai encostar num cacho e toma uma baita porrada elétrica. Um momento em que o personagem está ali, diante do homem que matou seu pai, vendo-o fugir enquanto uma mulher o impede. Um momento dramático demais que literalmente não existiu. Não dava pra ver o sofrimento do T'Challa ao ver sua vingança escapar pelas suas garras. Eu fiquei muito decepcionado com isso.


Por fim, a gravidade que o filme fingiu ter pelos trailers não existiu de forma alguma. A melhor batalha (que é a do aeroporto) é repleta de piadas e brincadeiras te lembrando sempre que embora a porradaria tá tudo "sussa" e nada importante ou relevante vai surgir daquilo. Odeio comparar com quadrinhos, mas olhando a versão original impressa você sabe que TODA batalha travada nas páginas da minissérie são importantes. Elas são cruciais e extremamente perigosas. Personagens mudam de lado, coisas gravíssimas acontecem, erros irreparáveis são cometidos. Esse é o tipo de coisa que eu quero quando vejo heróis se enfrentando, no entanto tudo que eu recebi assistindo Guerra Civil foi uma historinha fraca de alguns personagens brigando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mystery Box | Opinião

Ah... A Magia das Mystery Boxes é algo realmente incrível. Você imagina que estou falando que o conteúdo delas é tão impressionante e a surpresa tão satisfatória que é como receber uma carta de Hogwarts, mas a real magia dessas paradas é fazer o assinante parar de perceber que é trouxa (tudo bem que com tanto esquema de pirâmide rolando por aí, não é sem motivo que a criação de outro sistema "engana-otário" se tornaria igualmente popular). Antes de qualquer coisa devo fazer um disclaimer aqui: Você é livre pra gastar o seu dinheiro da forma que quiser, então se você acha que pagar quase cem pau por uma caixa de mistério é gastar adequadamente sua grana, vá em frente, bróder. O capitalismo existe exatamente pra você esfregar a bufunfa na cara de qualquer criatura que você queira. Agora não tenho como deixar de perceber que muito mais que livre-mercado aqui, está rolando uma espécie de lavagem cerebral nas pessoas pra comprar esses caixotinhos. A maioria dessas caixas...

Super Herói Favorito | Lista

Qual seu super herói favorito? O meu é o Superman . Você deve ter torcido o nariz, feito aquela cara de nojo como aquela que as pessoas fazem quando digo que gosto de sanduíche de geleia de amora com requeijão. Talvez tenha pensado que seu super favorito seja alguém mais descolado, mais irreverente... Mais sombrio. Segundo as estatísticas cedidas a mim pelo IBGE, 89% das pessoas que foram assistir Bátema v Superomi estavam torcendo pelo homem morcego. Sendo assim, eu me sinto no dever de justificar porque eu amo o azulão. Tá, claro que eu amo o Clark Crente pela sua bondade. Se eu pudesse escolher um super herói pra sair das páginas e se tornar realidade, eu escolheria ele. Mas além da sua bondade, o Super tem outro ponto positivo para mim: ele é quase um deus ! Nem sempre foi assim, mas vira e mexe o nosso amigão do pega rapaz tá com histórias em que seu poder tá tão intenso que nada parece ser um desafio pra ele. E é aí que eu me empolgo! Histórias de super herói...

DC Quer Acertar O Tom do Superman | Cinema

Talvez eu seja suspeito pra escrever esse texto, pois eu claramente acho que a Warner acertou o tom do nosso ex-usador de cueca por cima da calça em Homem de Aço e Batman v Superman, no entanto eu vou comentar aqui porque a DC vai ter MUITAS dificuldades em acertar a vibe dos próximos filmes do Escoteirão. Fazem algumas décadas que a editora tenta acertar o tom do Superman nos quadrinhos. Quase sempre, sem sucesso. Revista após revista, você vê o Super sendo reformulado, mudando de poderes,  comportamento, sendo alvo de jogadas publicitárias pra vender alguma coisa (eu tô falando de você, Morte do Superman), então acertar as histórias do Azulão não é algo fácil. Imagina-se que acertar isso no cinema também seja complicado (quase tão complicado quanto comprar a quantidade de quadrinhos que saem em bancas todo mês), mas condenar os filmes anteriores como "isso não é o Superman de verdade" é bem idiota, não acha? Fazer filmes do último filho de Kripton* é dificílim...